eMPathia Jazz Duo

Discografia

Uma noite no Paradiso II
Som Livre - 1996
O local “Paradiso” nasceu no Rio depois que seu dono assistiu a uma projeção do filme italiano “Nuovo Cinema Paradiso” do diretor Luigi Tornatore, e achou a historia do protagonista muito parecida com a historia da vida dele. Assim o “Paradiso”, decorado com imagens e fotos extraídas das cenas do filme em questão, virou ponto de referimento para amantes da musica italiana “ao vivo” na noite carioca, a partir do ano de 1994. Com certeza o momento de maior sucesso da casa foi a temporada que viu a cantora Mafalda Minnozzi como atração (janeiro/96-fevereiro/97).

A animação, alegria e talento da Mafalda + a participação do publico + a presença de “famosos” visitando cada noite a artista italiana para homenagea-la ( músicos, atores, esportistas, políticos, jornalistas, apresentadores de radio e TV ...): esta foi a magica mistura de shows inesquecíveis!
Foi assim que “uma noite” entrou “no Paradiso” o Sr. João Araujo, presidente da gravadora Somlivre, convidado para assistir à apresentação da Mafalda e ... nasceu o primeiro Cd da cantora italiana no Brasil.

Um Cd gravado ao vivo para guardar aquela atmosfera ... e para lembrar no futuro aqueles momentos. Acompanhada ao piano por Mario Lambertelli e ao saxofone e flauta por Raul Mascarenhas, Mafalda canta no Cd a belíssima musica italiana e encanta seu publico, dançando, brincando, chorando ... sempre emocionando ...

Músicas:
01. La solitudine
02. Parole parole
03. Gente come noi
04. Canzone per te / Cuore (Heart)
05. Tintarella di luna / La partita di pallone / Nessuno mi può giudicare
06. Senza fine / Parlami d’amore Mariù
07. La vie en rose
08. Felicità
09. Grande, grande, grande
10. Per lei
11. Non dimenticar (che t’ho voluto bene) / Come te non c’è nessuno
12. Sei tu
13. Se piangi, se ridi / Non ho l’età per amarti
14. Attenti al lupo





Effetto Azzurro
Som Livre - 1997
Assim como declarou Mafalda apresentando seu trabalho à imprensa, “Effetto azzurro” é um Cd dedicado a quem ama a musica “... cosmopolita, universal e livre ...”.
O repertório foi escolhido pesquisando na tradição e na atualidade da musica italiana e completado com versões em italiano de grandes clássicos da musica inglês, norte e sul-americana.
A poesia original “Effetto azzurro”, composta por Mafalda, deu o titulo ao Cd, representando exatamente a mistura de cores e sentimentos que a cantora queria doar ao seu publico.
Paul Ricci, o guitarrista nova-iorquino conhecido e apreciado por Mafalda no Rio de Janeiro, cuidou dos arranjos de todas as faixas do Cd e dirigiu as performances de músicos como Luis Alves ao contrabaixo, Walmir Gil ao flicorno e “Pepe de Cuba” ao piano, especialmente convidados para tocar em algumas gravações.
Mafalda acompanhou cada fase da realização do Cd, participando na pre-produção assim como na mixagem final.

Músicas:
01. La mia storia tra le dita
02. Caruso
03. La barca / Dois pra là, dois pra cà
04. Alta marea (Don’t dream it’s over)
05. La mia festa (It’s my party) / Cin cin
06. Strani amori
07. Donne / No woman, no cry
08. Non cambierà (As time goes by) / Se mai ti parlassero di me (Smile)
09. Ho capito che ti amo
10. Io ho in mente te
11. Eu sei que vou te amar / Effetto azzurro / Io so che ti amerò
12. Tanta voglia di lei
13. Nessuno al mondo (No arms can ever hold) / Fortissimo / Che sarà



Angelo Blu
Som Livre - 1999

Um anjo claro, luminoso, inocente, com margaridas entre os cabelos ... mas com um casaco de couro preto, para proteger-se dos perigos da vida de cada dia e esconder sua alma limpa: assim Mafalda imaginou seu “anjo blu” ou seja de cor azul da noite e ao mesmo tempo triste (blue em inglês).

A ideia do Cd nasceu em Nova Iorque, a pre-produção foi realizada em Roma com Luca Proietti. Mafalda e todos músicos participando no Cd gravaram no Rio de Janeiro e São Paulo: um verdadeiro Cd com gosto internacional que exalta a melodia da musica italiana com roupagem “pop”.
Um desafio, uma novidade e no mesmo tempo um sonho realizado: a integração da distorção da guitarra elétrica com o som acústico do acordeon, da rítmica automática da bateria eletrónica com as percussões do Marçal, o calor do piano tocado por Cristóvão Bastos e o flicorno tocado por Paulinho “Trumpete”.
Pela primeira vez o publico no Brasil esteve com a possibilidade de apreciar Mafalda como composidora, o Cd em questão incluindo dois musicas originais compostas por ela e Paul Ricci (“Angelo blu” e “Velocitá massima”), e de ouvir a sua interpretação da musica “Dio come ti amo”, que as pesquisas elegeram a canção italiana mais conhecida, executadas e amada neste país.

Músicas:
01. Ci sarò
02. Cinque giorni
03. Il mondo
04. Ti lascio una canzone
05. Sogno
06. Un giorno ti bacio
07. Angelo blu
08. Dio come ti amo
09. Non sono una signora
10. Hei mà
11. Una casa in cima al mondo
12. Ancora, ancora, ancora
13. Velocità massima


Il tempo dell' amore
Abril Music - 2003

O Cd "Il tempo dell'amore" representa uma viagem no tempo através da bela e romântica música italiana.
Realizado com a intenção de divulgar no mundo a "imortalidade" e, ao mesmo tempo, a "modernidade" da música italiana, o Cd apresenta quinze canções compostas durante o período de 1883 (Mattinata) até 2002 (Passa e va) que testemunham que a música popular sempre expressou os sentimentos e as paixões da sociedade italiana, registrando fielmente as mudanças nos costumes que aconteceram nos últimos cem anos da sua história.
Assim muitas canções falaram de amor pelo próprio país e pela natureza nos anos difíceis da emigração ("'O SOLE MIO", "TORNA A SURRIENTO", "MATTINATA"), de saudade e de lembranças nos anos de guerra ("PARLAMI D'AMORE MARIÚ", "FIRENZE SOGNA"), de encontros românticos, de ciúme e de paixão quando a Italia voltou a sorrir durante a reconstrução ("LUNA ROSSA", "MALAFEMMENA"), de amor pela vida, de esperança no futuro denunciando também problemas sociais durante os anos da constituição da sociedade moderna ("NEL BLU DIPINTO DI BLU", "'A CITTÁ 'E PULECENELLA"). Atualmente as músicas falam de amor refletindo todas as contradições do nosso tempo: a poesia das letras é as vezes simples e imediata ("VIVERE"), as vezes introvertida e difícil a ser compreendida ("CANTARE É D'AMORE"), as vezes mistura palavras em vários idiomas que já fazem parte do nosso cotidiano ("DO YOU LOVE ME?").
O núcleo central do repertório de "Il tempo dell'amore" foi composto atendendo aos pedidos do público brasileiro que ama a música italiana; sucessivamente foram incluídas outras músicas "esquecidas" e reencontradas durante as pesquisas que Mafalda realizou colaborando com a produção das novelas "Terra nostra" (Rede Globo-2000) e "Esperança" (Rede Globo-2002); o repertório enfim foi completado com três novas músicas com letras de autoria da própria Mafalda: "PASSA E VA", incluída na trilha internacional da novela "Esperança" (a parte musical foi composta por Ilan Rechtman e John Neschling); "DO YOU LOVE ME?" (música composta por Paul Ricci, arranjador do Cd inteiro); "IL MIO SOGNO", versão em italiano da música "SONHOS" do compositor brasileiro Peninha e sucesso na Itália nos anos '80 graças á interpretação da cantora Mina.
A primeira faixa de "Il tempo dell'amore" é a música "SPERANZA", tema de abertura da novela "Esperança", re-interpretada em estilo pop-rock pela cantora italiana: foi a própria Mafalda que escreveu a versão oficial em italiano do tema em questão.

Todas as canções incluídas no "Il tempo dell'amore" apresentam arranjos modernos e originais, para que o público mais jovem também possa apreciar as músicas mais tradicionais incluídas no Cd.
O Cd contém duas "pérolas": o dueto "VIVERE" com o cantor Agnaldo Rayol e o dueto "IL MIO SOGNO" com o cantor/compositor Peninha cantando pela primeira vez em italiano.
Grandes músicos como João Cristal (piano), Hector Costitta (clarinete), Itamar Collaço (contrabaixo), Pedro Ivo (baixo elétrico), Amon-ra (violino), Bocato (trombone) e ... muitos outros participaram nas gravações: graças a eles o Cd ficou ainda mais emocionante.

Músicas:
01. Speranza (Esperança)
02. Passa e va
03. Do you love me?
04. Cantare è d’amore
05. Vivere
06. ‘A città ‘e Pulecenella
07. Il mio sogno (Sonhos)
08. Nel blu dipinto di blu (Volare)
09. Luna rossa
10. Firenze sogna
11. Parlami d’amore Mariù
12. Torna a Surriento / Malafemmena
13. ‘O sole mio
14. Mattinata


Controvento
RN-14 - 2007

Não basta cantar. É preciso interpretar, sentir, deixar-se tomar pelo significado dos sons e das palavras. Para que os sentidos de quem ouve uma canção sejam completamente seduzidos, quem canta deve ir muito além. Uma voz atlética deve exibir toda a sua nuance, ir do pianinho ao mais retumbante dó de peito com segurança e atitude.
É o caso da italiana mais brasileira que se conhece hoje, Mafalda Minnozzi. Ela canta com o corpo, canta com o coração. E é por isso que se torna um enorme prazer percorrer as doze faixas (e mais uma de bônus, apenas para os ouvintes brasileiros), do CD Controvento.
Trata-se de uma produção independente e o quinto disco de carreira da garota nascida em Pávia, que desembarcou no Brasil pela primeira vez em 1996. O título do CD deve-se ao som acústico e elétrico em lugar do digital, quando se utilizaram microfones valvulados, os mesmos usados na década de 60, com a intenção de captar até os sussurros e a respiração da cantora e, ainda, para que a emissão de sua voz soasse limpa, seca, sem qualquer efeito especial.
Pesou ainda na escolha do título do CD, o fato de Mafalda Minnozzi ter escolhido compositores considerados “cult” na Itália, embora desconhecidos no Brasil, autores com sensibilidade suficiente para que a intérprete demonstrasse seus sentimentos musicais, através de letras e músicas coerentes com sua maneira de viver e ver o mundo. Entre eles, Mariella Nava, Sérgio Cammariere e Pino Daniele, que pertencem ao que se convencionou hoje chamar de Nova Música Popular Italiana (MPI).
A escolha do repertório recaiu sobre canções inéditas e originais, com exceção de apenas uma – Prima Dammi Un Bacio, de Lucio Dalla, gravada anteriormente por Martinho da Vila, em dueto com a própria Mafalda, no CD Brasilatinidade.
Conta, ainda, neste CD, o fato de sua protagonista ter escolhido entre os músicos que a acompanham, aqueles declaradamente apaixonados por música. De Nova York, convidou o saxofonista Aaron Heick, o mesmo que acompanhou o africano Richard Bona em sua turnê mundial e, atualmente, acompanha a cantora Barbra Streisand em shows pelos Estados Unidos e presente na faixa Prima Dammi Un Bacio.

Por sua paixão pelo pianista uruguaio Hugo Fattoruso, Mafalda gravou três faixas de Controvento no Uruguai (L’Arcobaleno, Dimmi Che Non Vuoi Morire e Una Notte in Italia). 


Também de Nova York veio à contribuição do guitarrista Paul Ricci, que toca em praticamente todas as faixas do CD. É ele, também, quem assina a autoria da maioria dos arranjos de Controvento, ao lado da própria Mafalda Minnozzi. 

Já entre os brasileiros, a escolha de Mafalda recaiu sobre três grandes e conhecidos músicos do país: o mestre Paulo Moura (que contribui com sua clarineta na faixa Tutto Quello Che Un Uomo), o violonista Guinga (L’Arcobaleno e no arranjo da faixa-bônus O Arco-Íris), além do violão precioso de Marcos Teixeira (Quando). Moogie Canazio (vencedor do Grammy Latino de 2005, pelo CD Cantando Histórias, de Ivan Lins) foi o engenheiro de som que gravou e editou a voz. 


O disco foi finalizado em NY. A mixagem final leva a assinatura dos americanos Craig Bishop e Rick DePofi, do Estúdio NY Noise, e a masterização ficou nas mãos de Fab do Estúdio pureMix NYC.
Enfim, depois de tanto carinho e cuidado na produção, o resultado não podia ser mais original: Mafalda Minnozzi está solta como nunca, cantando muito e nos presenteando com esta pequena jóia musical e que a afasta definitivamente daquela que os jornalistas cariocas apelidaram de “a pupila de Rita Pavone” quando se mostrou pela primeira vez ao público brasileiro há onze anos. A personalidade musical de Mafalda Minnozzi se firma definitivamente no CD Controvento, a ser lançado lá e cá. 

Aproveitem!
Por: Regina Echeverria
Músicas
01.Belle Speranze
02.I Migliori Anni Della Nostra Vita
03.Un Senso
04.Prima Dammi un Bacio
05.Quando
06.Tutto Quello Che un Uomo
07.Una Notte in Italia
08.Arco-Íris
09.L´arcobaleno
10.E Dimmi Che Non Vuoi Morire
11.Almeno Tu Nell´universo
12.Cosí é la Vita
13.La Donna Cannone




Mafalda Minnozzi - Live in Italy
Unimar Music- 2009
A cantora Mafalda Minnozzi, é considerada Cult pela crítica, muito respeitada pelos músicos do mundo inteiro e por brasileiros com quem já fez várias parcerias como Martinho da Vila, Wilson Simoninha, Claudio Zoli, Derico, Guinga, Bocato, Paulo Moura entre outros e conta com um público muito selecionado. Sua música também foi abertura da novela Esperança da Rede Globo, do filme Romeu e Julieta de Bruno Barreto e Saneamento básico de Jorge Furtado.
A Cantora adotou o Brasil como seu segundo berço, resolveu morar aqui desde 1996 e hoje é considerada a italiana mais brasileira que se conhece. Neste novo trabalho como sempre, ela canta com o corpo, canta com a alma e faz uma belíssima parceria com o DJ Patife. Confira!
Músicas
1. Belle Speranze
2. I Migliori Anni Della Nostra Vita
3. Cantare é D'amore
4. Parole Parole (com Dj Patife)
5. La Mia Storia Tra le Dita
6. Per Amore (com Mariella Nava)
7. Oh Che Sará (o que Será ? a Flor da Terra)
8. Canzone Per Te
9. Volare (Nel Blu Dipinto Di Blu)
10. Speranza
11. Ciao Amore Ciao
12. Caruso
13. "A Cittá" e Pulecenella
14. O Sole Mio



SPRITZ - 2012
MPI - Musica Popolare Italiana
O nome Spritz tem origem no coquetel típico dos happy hours de Roma e Milão. De essência leve e colorida, o aperitivo traduz a alma do novo album e do novo show de Mafalda: borbulhante e irreverente, mas sem deixar de lado a memória do repertório da música popular italiana. O album é, em resumo, um coquetel de música italiana servido em linguagem original e contemporânea.
As músicas selecionadas e os arranjos levam na atmosfera dos anos 50 e 60, época que faz parte do imaginário de Mafalda Minnozzi, a partir das histórias contadas por seus avós sobre a Itália do pós-guerra.
Filmes como "La Dolce Vita" e "Candelabro Italiano" retratam bem a época que Mafalda quer evidenciar: era um momento de acreditar no futuro, de leveza e solidariedade.
Afinal SPRITZ dá vida a um tempo passado que ficou marcado na história
Músicas
1. Il Cielo In Una Stanza
2. Breve Amore
3. Metti Una Sera A Cena (Dueto com Isabella Taviani)
4. Dio Come Ti Amo
5. E Se Domani
6.  Amore Baciami
7. Voglio Vivere Così
8. Roma Nun Fà La Stupida Stasera (Participação especial Toninho Ferragutti)
9. Arrivederci (Participação especial  Bocato)
10. Io Che Non Vivo
11. Tu Vuò Fa L'Anericano (Participação especial Alexandre Ribeiro)
12- Al Di Là
13. L'Ultima Occasione
14. Nessuno Al Mondo
15. Via Con Me (Participação especial  Alexandre Ribeiro)
16. Come Prima


eMPathia Jazz Duo - 2015
eMPathia Jazz Duo alias a voz de Mafalda Minnozzi e as guitarras de Paul Ricci

Mafalda Minnozzi é a voz, a liberdade, a coragem, a ousadia, o instinto, a irreverência: é o “M” de eMPathia.
““Canto faz tantos anos, pelo mundo, levando comigo uma mala cheia de muitas experiências, de muitos palcos, de muitas emoções. Desta vez com o projeto eMPathia gostaria viajar à novos horizontes, deixando ainda mais livre meu som …”

Paul Ricci é a guitarra, a arquitetura, o pentagrama, o método, a procura do som perfeito, a posição: é o “P” de eMPathia.
“Faz vários anos que trabalho com Mafalda, pensando em como reduzir a música ao essencial. No formato voz e guitarra descobrimos desta vez o prazer de ler e interpretar grandes autores com novo olhar”.
eMPathia foi criado, desenvolvido e produzido em São Paulo, Brasil, com a intenção de viajar e encontrar várias estações de chegada no mundo.
Desta vez é a Itália a sua estação de partida.
É um projeto musical que nasceu espontâneo entre dois artistas internacionais tão diferentes por origem e formação mas tão em sintonia nos palcos do mundo.
É o fruto de dois “artesãos” da música que selecionaram com o mesmo cuidado os autores a serem interpretados e os instrumentos a serem tocados, decidindo juntos até o diâmetro das cordas das guitarras e a dureza da palheta para criar o som que caracteriza cada faixa.
Misturando finamente e com sabedoria swing, jazz, soul e bossa-nova, a italiana Mafalda Minnozzi e o nova-iorquino Paul Ricci criaram assim um som original enriquecido por mil detalhes. Portanto trata-se de um repertório que deve ser apreciado por perto para descobrir todas suas preciosidades e para deixar que a emoção das músicas nos envolva: todas as faixas de eMPathia foram de fato gravadas “live-recorded” no estúdio para captar aquelas vibrações únicas e irreproduzíveis que nascem tocando e cantando juntos, ao vivo”.
O repertório mergulha no passado imortal da Itália, do Brasil e da França, proposto com uma releitura moderna, viva, emocionante e ao mesmo tempo intimista, que marca profundamente.

Músicas
1. INUTÍL PAISAGEM (Antonio Carlos Jobim – Aloysio de Oliveira)
2. COME PRIMA (Sandro Taccani – Enzo Di Paola – Mario Panzeri)
3. ARRIVEDERCI (Giorgio Calabrese – Umberto Bindi)
4. AZZURRO (Vito Pallavicini – Paolo Conte)
5. ÁGUA DE BEBER (Antonio Carlos Jobim – Vinicius de Moraes)
6. PAROLES PAROLES (G. Ferrio – Leo Chiosso – G. De Re – Vers.francese: Michaele)
7. LA VIE EN ROSE (Louiguy – Edith Piaf)
8. ESTATE (Bruno Brighenti – Bruno Martino)
9. É PRECISO PERDOAR (Alcyvando da Luz – Carlos Coqueijo)
10. NESSUNO (Antonietta De Simone – Edilio Capotosti – Vittorio Mascheroni)

PRODUZIDO POR MPI – MUSICA POPOLARE ITALIANA
Gravação ao vivo e mixagem: Estúdio Parede-Meia – Sao Paulo – Brazil
Engenheiro de som: Thiago “big” Rabello
Assistente: Seiti Imamura
Masterização: Mauricio Gargel – Audio Mastering – Sao Paulo – Brazil
Produção musical e arranjos: Mafalda Minnozzi & Paul Ricci
Fotos: DA PÁ VIRADA (Dani Gurgel, Murilo Alvesso e Silvio Augusto jr.) e Bianca Tatamiya
Design: Ricardo Campos – Nação Design – São Paulo – Brazil
Management:
Marco Bisconti – MAMA Produções Artísticas
mamaproducoes@globo.com
Canal oficial no YouTube: www.youtube.com/eMPathiajazzduo
Links relacionados:
www.mafaldaminnozzi.com
www.youtube.com/mafaldaminnozzi
www.facebook.com (mafalda minnozzii)




eMPathia Jazz Duo inside
Suas almas musicais ficaram sincronizadas na mesma frequência criando o eMPathia Jazz Duo; hoje pela perfeita sintonia entre eles nasceu INSIDE, o novo álbum de Mafalda Minnozzi e Paul Ricci.

INSIDE é um fluxo leve ma irrefreável de atmosferas musicais, onde a voz atlética da cantora italiana e a refinada técnica do guitarrista nova-iorquino surpreendem pela facilidade de aproximar-se, distanciar-se, perseguir-se e encontrar-se novamente.

Um jogo!

Ouvindo com mais atenção revela-se a estrutura que Mafalda e Paul construiram com fantasia e sabedoria para que o projeto tenha a marca deles: INSIDE resulta ser assim um meticuloso mosaico de sensações vindo “de dentro”, cortadas, suavizadas, coloridas com cuidado de artesão para compor um som único que conquista e envolve.
Os tons dessas cores vem do diferente uso da guitarra jazz, da guitarra barítono e da Del Vecchio Dinamico, esta última no caso do arranjo blues-acústico de “L´ Hymne a L´Amour”.

A voz por sua vez cria luzes e sombras, branco e preto, dos delicados agudos de “Cittá Vuota” proposta em estilo bossa nova até a enérgica “Sacumdi, Sacumda” onde chega a lembrar sons de trompete.

Isso confirma a versatilidade da Mafalda cantora e solista, seu alcance vocal e o controle absoluto da grande variedade dos seus timbres.

No repertório de INSIDE aparecem duas jóias de Tom Jobim, que resultam multicoloridas pelo ritmo pressante de Paul Ricci (“A Felicidade”) e pela percussão espontânea e brilhante de Mafalda Minnozzi (“Chega de Saudade”).

E tem mais: Morricone, Cole Porter, Rodgers and Hart, Ivan Lins, … Por isso INSIDE pode ser considerado um estudio sobre estados de ânimo e reflexções, sentimentos e beleza, proposto com sinceridade por dois artistas que o criaram juntos do mesmo jeito que eles juntos tocam no palco.
O toque final de mestre foi do Jeff Jones “The Jedi Master” que durante a gravação no coração da “Big Apple” conseguiu captar as vibrações acusticas do eMPathia Jazz Duo e fixa-las por sempre no novo album que tem o “quente” do analogico, moderno porém tradicional!

    Repertório
  1. Hymne à L’amour (M.Monnot / E.Piaf)
  2. A Felicidade (A.C. Jobim / V. De Moraes )
  3. Every Time We Say Goodbye (C. Porter)
  4. Chega de Saudade (A.C. Jobim / V. De Moraes )
  5. Città Vuota (It´s a Lonely Toown) (J. Pomus / M. Shuman / Italian Version: G. Cassia)
  6. Sacumdì Sacumdà (Nem Vem Que Não Tem) (C. Imperial / Italian Version: P. Limiti)
  7. Metti Una Sera a Cena (E.Morricone / G. Patroni Griffi)
  8. My Funny Valentine (R. Rodgers / L. Hart)
  9. Só  Tinha de Ser Com Você (A.C. Jobim / A. De Oliveira)
  10. There´s a Small Hotel (R. Rodgers / L. Hart)
  11. Guarde Nos Olhos (I. Lins / V. Martins)


eMPathia Jazz Duo cool romantics

Nesta última década, o Jazz voltou à cena musical se renovando através dos sons clássicos “retrô”, e também da música pop, e desta forma conseguiu se expandir para novos públicos. Nesse espírito, o projeto eMPathia Jazz Duo, composto por vocais de Mafalda Minnozzi e guitarras de Paul Ricci, apresenta seu terceiro CD.

O CD “COOL ROMANTICS”, trabalho que arremata esta trilogia, chega à evolução total em seu som, o qual foi pré-destinado. É um trabalho que completa o círculo, e vai além da sonoridade “retrô”, estabelecendo um diálogo refinado entre os músicos, retratando suas experiências únicas e histórias de vida, com um “quê” de improviso e aventura.

Alguns detalhes foram preservados, como a batida firmemente aterrada, mas no mais, tudo foi reconsiderado. Groove, harmonia e um leve toque de humor que alterna inocência a selvageria, tudo é um jogo usado nos arranjos imaginativos do eMPathia Jazz Duo. Influências das experiências vividas pela dupla na extensa atuação em festivais, clubes e teatros na Europa, América Latina e EUA também aparecem no projeto. Mafalda, que nasceu no norte da Itália, colaborou com muitos artistas do calibre de Gene Bertoncini, Milton Nascimento, Martinho Da Vila, Leny Andrade, Lucio Dalla e Guinga, enquanto o New Yorker Paul Ricci colaborou com Astrud Gilberto, Steve Jordan, Harry Belafonte, Randy Brecker, Jaki Byard, Dom Um Romao, Bebel Gilberto e dezenas de outros artistas latinos, brasileiros e de jazz.

Em “COOL ROMANTICS”, a alquimia vocal de Mafalda, combinada com o estilo exclusivo de Ricci, permite que eles possam passear sem esforço entre Samba, Bossa Nova, Swing ou Blues, resultando num som que vai desde uma leitura dramática do clássico “INSENSATEZ” de Tom Jobim até uma viagem lúdica através de VIA CON ME de Paolo Conte ou de TRISTE SERA de Luigi Tenco. Embora Mafalda cante em seu italiano nativo, inglês (DINDI, MY SHINING HOUR), francês (NUAGES de Django Reinhardt obtém uma leitura bluesy) e Português (músicas de Jobim e Carlos Lyra), a linguagem comum aqui é o diálogo entre a guitarra e a voz, cujos elementos são borrados ao ponto de sugerir outros instrumentos para uma paisagem sonora maior.

O produtor premiado Grammy Jeff Jones colaborou com a dupla em 10 canções, e captura brilhantemente a espontaneidade e a liberdade que se desenvolveu em suas inúmeras performances ao vivo, resultando em um som singular. A beleza resultante desses momentos promete provocar intensas emoçoes e sensações no público ouvinte, e convocar o “cool romantic” em todos.
    Repertório
  1. Triste Sera  (Luigi Tenco)
  2. My Shining Hour (Harold Arlen / Johnny Mercer)
  3. Insensatez (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
  4. Dindi (Antonio Carlos Jobim / Aloysio De Oliveira / vs. Ray Gilbert)
  5. Nuages (Django Reinhardt / vs. Jacques LaRue)
  6. Via Con Me (Paolo Conte)
  7. Nessuno Al Mondo (No Other Arms) (. Nebb / A. Crafer / vs. Gioia & N. Rastelli)
  8. Correnteza (Antonio Carlos Jobim / Luiz Bonfá)
  9. Você e Eu (Carlos Lyra / Vinícius De Moraes)
  10. Jogral (Djavan / Filó Machado / José Neto)

O Consulado da Itália em Belo Horizonte organiza uma apaixonada homenagem musical ao grande Cinema Italiano e seus mestres: das melodias do...