eMPathia Jazz Duo

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Entrevista: Mafalda Minnozzi (ESPECIAL)

Conexão Itália x Brasil
Considerada “Embaixadora da música italiana no País” e uma das mais conceituadas cantoras do gênero, Mafalda Minnozzi prepara-se para apresentar na Festa Italiana. Antes de subir ao palco pinheirense, a artista conversou com exclusividade com site do Clube e deu dicas de turismo da Itália, falou da formação da canção italiana e qual a diferença dos fãs italianos e brasileiros. Veja:
Por que a música italiana conseguiu conquistar diversas partes do mundo?
É uma música baseada na melodia e vem da tradição do “bel canto” italiano. A canção italiana representa a força de um povo, que sempre enfrentou seu destino com sentimentos fortes: drama, orgulho, paixão, ciúme, amor. Tudo muito intenso como um melodrama. É por isso que toca o coração das pessoas: não é necessário entender as letras para mexer com os sentimentos.

Qual é a diferença de cantar para o público italiano e para o brasileiro?
Por ser interprete de importantes autores da música popular italiana tive a exigência de desenvolver uma mímica mais expressiva para os brasileiros, que são muito exigentes e preparados quando o assunto é música.
O que você prepara de especial para o show no Clube?
Um Spritz, um coquetel leve, colorido e frisante de música italiana.
Você está acostumada a cantar em eventos italianos. O que esse tipo de festa tem realmente de parecido com as comemorações da Itália?
Aceito sempre com muito entusiasmo os convites para me apresentar nos palcos de Festas Italianas no Brasil porque tenho a possibilidade de levar minha “italianidade” de artista contemporânea, com uma linguagem urbana, mas com olhar atento as minhas tradições e com profundo respeito das minhas raízes. Sinto a exigência de ficar atenta a tendência e ao processo de continuar a mutação da sociedade, no Brasil, na Itália e no mundo inteiro. Por isso, apresento o mesmo show no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, ao Midem em Cannes, na França, no Teatro Arcobaleno em Roma e no Clube Pinheiros de São Paulo. Sem nenhuma diferença.

Os brasileiros adoram seu trabalho. Como rolou essa química?
Antes de tudo agradeço pelo elogio. Tenho um profundo respeito pelo público e me apresento com grande disciplina, preparação e profissionalismo. Dedico toda minha vida à arte e desde minha chegada ao Brasil, escrevi com meu público uma história transparente e sincera, sempre zelando pela verdade.
Como é para uma cantora fazer uma carreira em outro país?
Ajuda a sentir-se cidadão do mundo e a entender que a música é seu idioma universal.
O que você acha do título de Embaixatriz da Música Italiana no Brasil?
É gostoso quando um título é conquistado dia por dia, ganhando a confiança e o afeto do público. Sou muito orgulhosa desse titulo.
Para quem vai para Itália – quais locais são “obrigatórios”?
Os Alpes na divisa com a Suíça, o pôr-do-sol na lagoa de Veneza, a Capela Sistina no Vaticano em Roma, a Baía de Napoli com o monte Vesúvio ao horizonte, a Praça da Basílica de Santa Maria Novela em Firenze, as uvas e as folhas vermelhas e cor de ouro dos vinhedos da região de Marche em setembro, as escadarias decoradas com cerâmicas típicas em Caltagirone e o amanhecer da Praça Duomo em Siracusa e, enfim, a lava e as erupções iluminando o céu do vulcão ETNA, na Sicília.

Um comentário:

  1. Sandra Carlos13/8/12 9:00 PM

    MAFALDA MINNOZZI E IT, UM DIA DEUS SONHOU COM PESSOAS AMAVEIS,ADORAVÉIS, DOCES,ENCANTADORAS,PURAS DE CORAÇÃO,QUE FOSSEM BELAS POR DENTRO E POR FORA, PESSOAS QUE FOSSEM LUZ , QUE VIESEM PARA BRILHAR,QUE CANTASSEM E NOS ENCANTASSEM, E NÃO SE CONTENTANDO SÓ EM SONHAR CRIOU ESSAS 2 PEROLAS, ESSAS ESTRELAS DE UM BRILHO UNICO QUE VIERAM PRA NOS FAZER SER AS PESSOAS MAIS FELIZES DO MUNDO, AMADAS EU AMOOOO VCS.OBRIGADA POR EXISTIREM.

    ResponderExcluir

O Consulado da Itália em Belo Horizonte organiza uma apaixonada homenagem musical ao grande Cinema Italiano e seus mestres: das melodias do...